quinta-feira, 23 de junho de 2011

TRABALHANDO COM LAPTOP EM SALA DE AULA


Plano de aula meio ambiente
 EscolaMunicipal Aracy Nascimento
Cursista e Professora: Vania Glaucilene Bentes
Turma: 411        4°ano                 turno: 1°
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Ciências, Artes DURAÇÃO: 4h aula.
  1. TEMA: Meio ambiente.
  2. JUSTIFICATIVA :
    • Sabemos que o processo de aprendizagem da criança é influenciado por um amplo campo de relações e pelas experiências sócio-históricas do mundo criado pelos adultos que se prolonga por toda a vida. Portanto, o professor deverá proporcionar à criança através de atividades lúdicas envolvendo os conteúdos em estudo a construção das competências que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
  3. COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
    • • Estimular e incentivar cada nova descoberta do aluno, proporcionando a participação em experiências criativas, individuais ou coletivas; • Proporcionar situações de aprendizagem, que favoreça a interação do aluno com a realidade com as quais convive no seu cotidiano; • Compreender a importância das atitudes individuais e coletivas para a preservação e conservação do meio ambiente.
  4. OBJETIVOS:
    • • Integrar o aluno nas atividades em grupo; • Desenvolver a capacidade de atenção e concentração; • Assistir o vídeo sobre o “Meio ambiente”; Produzir texto no kword; Criar desenhos sobre o meio ambiente (Tux Paint) • Recortar e colar figuras que fazem parte do meio ambiente; • Ouvir histórias educativas e infantis, narradas pelo professor; • Pintar objetos e animais diferentes;  • Compreender a importância da preservação do meio ambiente em nossa vida, após desenvolver as atividades propostas neste Plano de Aula;
  5. METODOLOGIAS:
    • • Iniciar a aula cantando a música ”Xote Escológico”; • Abordar o tema “Meio ambiente”, conversando sobre o assunto com a turma, respeitando suas experiências prévias; • Colocar os alunos sentadas no tapete e assistir o vídeo sobre o meio ambiente; • Conversar com os alunos sobre o vídeo, observando a capacidade de interpretação de cada uma; produção textual e desenho sobre o meio ambiente utilizando os laptps • Recortar, colar e montar brinquedos com material de sucatas; • Passeio ao redor da escola, observando as plantas e os animais;
  6. RECURSOS:
    • • Cds; • DVD • Vídeo; • Fitas •laptops,  Livros Infantis; • Cartolina; • Cola; • Tesoura sem ponta; • Tinta guache; • Pincel; • Revistas e jornais; • Papel Sulfit; • Lápis de cor; • Fita adesiva;
  7. AVALIAÇÃO:
    • A avaliação será realizada durante o desenvolvimento das atividades propostas individual e coletiva, será observado o desempenho das crianças, a participação registrando os avanços da turma, de uma forma geral.

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
    http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br

    ResponderExcluir